Pontos de leitura no estudo de tempos e métodos: como escolher e aplicar

Pontos de leitura no estudo de tempos e métodos: como escolher para garantir a precisão

Introdução

O estudo de tempos e métodos é uma técnica de análise operacional que visa melhorar a eficiência e a produtividade de um processo. Uma das etapas importantes desse estudo é a definição dos pontos de leitura.

Os pontos de leitura são os pontos específicos de uma operação em que o cronometrista deve fazer a leitura do tempo. Eles são importantes para garantir que a leitura seja precisa e consistente.

Importância dos pontos de leitura

A escolha dos pontos de leitura é uma etapa importante no estudo de tempos e métodos. Ela pode influenciar significativamente a precisão e a confiabilidade dos resultados do estudo.

Os pontos de leitura devem ser escolhidos para:

  • Representar a operação de forma completa e precisa;
  • Ser facilmente identificáveis e observáveis pelo cronometrista;
  • Não interferir no andamento da operação.

Tipos de pontos de leitura

Os pontos de leitura podem ser definidos conforme as características da operação. Por exemplo, em uma operação com movimentos repetitivos, os pontos de leitura podem ser definidos nos inícios e nos fins dos movimentos. Em uma operação com movimentos mais complexos, os pontos de leitura podem ser definidos em pontos-chave da operação, como o início do elemento, o fim do elemento ou o ponto de transição entre dois elementos.

Aqui estão alguns exemplos de pontos de leitura:

  • Início e fim de uma operação: Esses pontos são os mais comuns e são utilizados para medir o tempo total da operação.
  • Início e fim de um elemento: Esses pontos são utilizados para medir o tempo de cada elemento da operação.
  • Ponto de transição entre dois elementos: Esses pontos são utilizados para medir o tempo de transição entre dois elementos da operação.
  • Ponto de espera: Esses pontos são utilizados para medir o tempo de espera durante a operação.
  • Ponto de interrupção: Esses pontos são utilizados para medir o tempo de interrupção durante a operação.

Definição dos pontos de leitura

A definição dos pontos de leitura deve ser feita pelo analista de tempos e métodos, com base nas características da operação e nos objetivos do estudo.

O analista deve observar a operação atentamente e identificar os pontos que representam de forma precisa e consistente os diferentes tempos da operação.

É importante que os pontos de leitura sejam facilmente identificáveis e observáveis pelo cronometrista. Isso evitará erros na leitura do tempo.

O analista deve também levar em consideração o impacto dos pontos de leitura no andamento da operação. Os pontos de leitura não devem interferir na operação, pois isso pode prejudicar a precisão dos resultados.

Conclusão

Os pontos de leitura são uma parte importante do estudo de tempos e métodos. A escolha adequada dos pontos de leitura garantirá que o estudo seja preciso e confiável.

Aqui estão algumas dicas para escolher os pontos de leitura:

  • Observe a operação atentamente e identifique os pontos que representam de forma precisa e consistente os diferentes tempos da operação.
  • Escolha pontos que sejam facilmente identificáveis e observáveis pelo cronometrista.
  • Considere o impacto dos pontos de leitura no andamento da operação.
Posted in Administração da produção, Cronoanálise, Engenharia de produção.

Deixe um comentário