A competitividade entre as empresas aumenta a cada dia e ainda multinacionais ganham espaço em mercados já disputados, porém isso não torna verdadeiro a afirmação de garantia de sucesso das grandes e declínio de empresas menores uma vez que vivemos em um mercado onde a lei é atender os clientes da melhor forma possível, fazendo com que haja a necessidade de constante atualização de métodos e processos (Veja o curso Estudo de métodos e processos clicando aqui).
Neste turbilhão de variáveis nestes ambientes de negócios estão as empresas que nasceram de uma paixão, ou como conhecidas empresas familiares que na sua maioria são micro e pequenas, mas que geram a maior parte dos postos de trabalho no país.
Esses empresários, lutam todos os dias para manter suas empresas em funcionamento devido a uma outra série de variáveis como por exemplo carga tributária, escassez de matéria-prima, maquinários muitas vezes ultrapassados etc.
Dentro destes contextos é quase uma obrigação as empresas buscarem alternativas para se tornarem mais competitivas fazendo um investimento baixo, mas significativo. A mudança de processos e como “as coisas” são feitas dentro das quatro paredes da empresa. Para isso há o Lean manufaturing uma derivada do sistema Toyota de produção que busca entre tantas melhorias a resposta mais rápida as variações de mercado, o melhor atendimento ao cliente, com melhor qualidade e sem desperdícios na sua cadeia produtiva.
Um trabalho que aparentemente difícil quando as empresas acham que devem copiar o sucesso de outras empresas, mas simples quando as empresas entendem que o Lean assim como o sistema Toyota de produção são modelos a serem seguidos para que se criem novos sistemas de produção. Cada empresa é única, portanto deve ter o sistema de produção desenhado e implantado para que seja adequado a sua realidade, mas nunca desprezando os ensinamentos e casos de sucesso da Toyota.
Sempre devemos nos basear em um ícone e dentro da eliminação de desperdícios e entrega de valor a Toyota é excelência.
Pense sempre da seguinte forma. Preciso continuar a produzir, porém com menos desperdícios.
Trabalhe primeiro para eliminar os 3Ms (Muda = desperdício; Mura = flutuações e Muri = sobrecarga); mas para isso padronize os processos da sua empresa. A empresa só poderá iniciar uma jornada de melhoria contínua padronizando seus processos.
Agende uma reunião online e veja como podemos ajudar sua empresa a ser mais competitiva com baixos investimentos.
Meu nome é Kleber Furlani sou formado em engenharia mecânica com pós-graduação em gestão de projetos e processos organizacionais. Possuo mais de 30 anos em manufatura e mais de 20 anos em gestão Lean, gestão de processos e gestão do conhecimento. Trabalho para que pessoas e empresas usufruam de todo potencial das técnicas da engenharia de produção.