Os benefícios de um sistema de aprendizagem contínua

Introdução

Segundo Bruner e Dewey a aprendizagem é a base para a solução de problemas. Ela destaca a importância da aprendizagem para a solução de problemas e o papel ativo das pessoas no processo de aprendizagem.

Nesse sentido, as empresas que adotam um sistema de aprendizagem contínua (PAEC) colhem vantagens significativas em diversos aspectos. Funcionários que se desenvolvem constantemente são mais produtivos, graças ao conhecimento atualizado em tecnologias, técnicas e processos tornando assim a empresa ser uma verdadeira máquina de solucionar problemas.

A qualidade dos produtos e serviços também é favorecida, já que colaboradores atualizados têm maior capacidade de identificar e corrigir erros. Isso resulta em maior satisfação dos clientes e, consequentemente, o aumento dos lucros.

Ao adotar nosso sistema o PAEC, as empresas fortalecem seus processos internos, garantindo maior retenção de funcionários e melhorias significativas na eficiência operacional dessa forma o sistema de aprendizagem contínua impulsiona a produtividade, qualidade, satisfação dos clientes e a criatividade nas empresas, tornando-se um pilar fundamental para o sucesso em um mundo em constante evolução.

Abaixo está de forma resumida os cinco principais pontos que as empresas ganham ao adotar nosso programa o PAEC.

Produtividade

Os funcionários que estão constantemente aprendendo e se desenvolvendo são mais produtivos do que aqueles que não estão. Isso ocorre porque eles estão mais familiarizados com as últimas tecnologias e técnicas, e são mais propensos a encontrar novas maneiras de melhorar o trabalho.

Um estudo da Deloitte [1] descobriu que as empresas que investem em aprendizagem contínua têm funcionários 37% mais produtivos do que aquelas que não investem. O estudo também descobriu que as empresas com funcionários mais produtivos têm lucros 22% maiores.

Qualidade

Os funcionários que estão constantemente aprendendo e se desenvolvendo também são mais propensos a produzir produtos e serviços de alta qualidade. Isso ocorre porque eles estão mais familiarizados com as últimas normas e regulamentações, e são mais propensos a identificar e corrigir erros.

Um estudo da IBM [2] descobriu que as empresas que investem em aprendizagem contínua têm produtos e serviços 12% mais de alta qualidade do que aquelas que não investem. O estudo também descobriu que as empresas com produtos e serviços de alta qualidade têm clientes 10% mais satisfeitos.

Satisfação dos clientes

Os clientes são mais propensos a ficar satisfeitos com as empresas que oferecem produtos e serviços de alta qualidade, e que têm funcionários que são educados e amigáveis. Um sistema de aprendizagem contínua pode ajudar as empresas a melhorar a satisfação dos clientes fornecendo aos funcionários as habilidades e o conhecimento de que precisam para fornecer um atendimento ao cliente excelente.

Um estudo do American Customer Satisfaction Index [3] descobriu que as empresas que investem em aprendizagem contínua têm clientes 15% mais satisfeitos do que aquelas que não investem. O estudo também descobriu que as empresas com clientes mais satisfeitos têm lucros 18% maiores.

Criatividade

Os funcionários que estão constantemente aprendendo e se desenvolvendo também são mais propensos a ser criativos. Isso ocorre porque eles estão mais abertos a novas ideias e estão mais propensos a tomar riscos.

Um estudo da Harvard Business Review [4] descobriu que as empresas que investem em aprendizagem contínua têm funcionários 21% mais criativos do que aquelas que não investem. O estudo também descobriu que as empresas com funcionários mais criativos têm lucros 25% maiores.

Melhoria dos processos

O ensino a distância pode ser uma ferramenta poderosa para a melhoria dos processos. Ele pode ser usado para treinar funcionários em novas habilidades, fornecer atualizações sobre produtos e serviços e compartilhar melhores práticas.

Um estudo da Universidade de Harvard [5] descobriu que as empresas que usam o ensino a distância para treinar seus funcionários têm uma taxa de retenção de funcionários 25% maior do que aquelas que não usam o ensino a distância. O estudo também descobriu que as empresas com uma alta taxa de retenção de funcionários têm lucros 15% maiores. Nesse ponto vale ressaltar a importância em proporcionar o ensino a distância com aplicações reais aos processos da empresa e esse é um dos pilares do nosso programa o PAEC.

Resumindo para finalizar

Os benefícios de um sistema de aprendizagem contínua (PAEC) para as empresas são claros. As empresas que investem na aprendizagem contínua de seus funcionários são mais produtivas, têm produtos e serviços de alta qualidade, clientes mais satisfeitos e processos mais eficientes.

Estamos aqui para ajudar empresas e pessoas a atingirem seus níveis de excelência, portanto, entre em contato agora conosco e veja como podemos ajudar nesse processo.

Lembre-se:

Hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje

Referências

  1. Deloitte: "The Return on Investment of Learning and Development"
  2. IBM: "The Value of Learning and Development"
  3. American Customer Satisfaction Index: "The Impact of Learning and Development on Customer Satisfaction"
  4. Harvard Business Review: "The Power of Learning and Development"
  5. Universidade de Harvard: "The Benefits of E-Learning"
Posted in Administração da produção, Desenvolvimento de Pessoas, Desenvolvimento Pessoal, Educação, Ensino a distância, Especialista, Gestão de Empresas, Gestão de mudanças, Gestão Lean, Lean manufacturing, Lean para pessoas, Lean thinking, Negócios, Pequenas empresas and tagged , , , , , , , , .

Deixe um comentário