Tecnologia e Conhecimento: Desafios e Transformações

Introdução

A sociedade está em constante transformação. A informação e o conhecimento são os bens de maior valor e as pessoas e organizações precisam se adaptar para permanecerem competitivas e sustentáveis. A Gestão do Conhecimento (GC) é um campo que estuda como identificar, capturar, organizar, armazenar, recuperar, compartilhar e usar o conhecimento de forma eficaz.

A GC propõe desafios intrínsecos, como a determinação de qual conhecimento se deve tomar como foco de estudo e onde estão suas fontes. Nesse novo cenário, o conhecimento do próprio mundo, como mundo, é necessidade intelectual e vital, simultaneamente.

Acesso a informação não é tudo

A questão universal de todo ser humano do novo milênio, portanto, não é apenas o acesso à informação sobre o mundo, mas como articulá-la? Como organizá-la? Como perceberá o Contexto, o Global, o Multidimensional, o Complexo?

Em relação a essas questões, Morin (2004), menciona que para articular e organizar os conhecimentos e assim reconhecer os problemas do mundo é necessária uma reforma de pensamento. Tal reforma, contudo, é paradigmática e não programática: é questão fundamental de educação, já que se refere à aptidão do ser humano, para organizar o conhecimento. A esse problema universal confronta-se a educação do futuro, pois existe inadequação cada vez mais ampla, profunda e grave. De um lado, os saberes desunidos, divididos, compartimentados e, de outro, as realidades ou problemas cada vez mais multidisciplinares, transversais, multidimensionais, transnacionais e globais. Nessa inadequação, segundo o autor, tornam-se invisíveis: o contexto, o global e o multidisciplinar. Para que o conhecimento seja pertinente, importante, relevante, válido, a educação deverá torná-los evidentes. Em vista disso, parece legítimo recordar algumas abordagens do autor.

Conceitos fundamentais

Complexidade

A complexidade é um conceito que Morin considera fundamental para a compreensão do mundo. É o reconhecimento de que o mundo não é composto por partes separadas, mas por um sistema de sistemas interligados.

Transdisciplinaridade

A transdisciplinaridade é uma abordagem que busca integrar diferentes disciplinas de conhecimento para estudar um problema. É uma abordagem necessária para a compreensão dos problemas complexos do mundo.

Ética

A ética é um conceito que Morin considera fundamental para a gestão do conhecimento. É a busca do bem comum e a responsabilidade pelos impactos do nosso conhecimento.

A GC é um campo complexo e desafiador, mas também é um campo essencial para o futuro da sociedade. A educação é a chave para a reforma de pensamento que Morin defende e é a educação que nos dará as ferramentas para enfrentar os desafios complexos do mundo.

A gestão do conhecimento é fundamental

Nesse cenário de constante transformação, a Gestão do Conhecimento (GC) emerge como uma abordagem fundamental para ajudar indivíduos e organizações a lidarem com os desafios do mundo contemporâneo. A GC não se limita apenas à acumulação de informações, mas envolve a capacidade de identificar, organizar e compartilhar o conhecimento de forma eficaz, permitindo que se torne relevante e útil para as situações complexas que enfrentamos.

Enfrentando desafios

Para enfrentar esses desafios, é necessário um novo paradigma de pensamento. Edgar Morin destaca a importância da complexidade como um conceito fundamental para compreender a realidade. O mundo não é composto por partes isoladas, mas por sistemas interconectados, nos quais tudo está relacionado. A interdisciplinaridade também é crucial, pois os problemas complexos exigem uma abordagem que integre conhecimentos de diversas áreas para uma compreensão mais abrangente e completa.

Além disso, Morin enfatiza a relevância da ética na GC. A busca pelo bem comum e a responsabilidade pelo impacto de nossas ações e conhecimentos são fundamentais para lidar com a crescente interdependência global.

O papel fundamental da educação

A educação desempenha um papel central nessa reforma de pensamento. É através da educação que as pessoas podem desenvolver a capacidade de articular e organizar os conhecimentos de maneira coerente e contextualizada. A abordagem educacional deve transcender a compartimentalização dos saberes e promover uma visão mais holística, na qual sejam consideradas as múltiplas dimensões dos problemas do mundo.

O apoio da gestão do conhecimento

Com o apoio da Gestão do Conhecimento, as instituições e os indivíduos estarão melhor preparados para enfrentar os desafios do futuro. Ao compreender a complexidade das questões globais e multidisciplinares, poderemos tomar decisões mais informadas e éticas, buscando soluções que promovam o bem-estar coletivo.

Nesse contexto, a GC não apenas contribui para a eficiência e competitividade das organizações, mas também para a construção de uma sociedade mais sustentável, justa e resiliente. Através da educação e da aplicação dos princípios da complexidade, transdisciplinaridade e ética, poderemos enfrentar os desafios presentes e futuros com uma visão mais ampla e consciente, buscando um progresso que beneficie a todos e ao planeta como um todo.

Conclusão

Em suma, a sociedade em constante transformação enfrenta desafios cada vez mais complexos, onde a informação e o conhecimento se tornam bens valiosos e essenciais. A Gestão do Conhecimento é um campo que visa entender e aplicar estratégias para identificar, organizar e compartilhar o conhecimento de maneira eficaz.

A sociedade pode alcançar um futuro mais sustentável, justo e próspero, aplicando os princípios da Gestão do Conhecimento e adotando uma visão holística e consciente. Ao valorizar o conhecimento como um recurso precioso e colaborar para uma educação transformadora, estaremos aptos a enfrentar os dilemas contemporâneos e avançar rumo a um mundo mais conectado, solidário e equilibrado. A jornada para aperfeiçoar a Gestão do Conhecimento e a reforma de pensamento é uma empreitada contínua, mas essencial para enfrentar os desafios e alcançar um futuro promissor para toda a humanidade.

Lembre-se

Hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje

Referências
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EdgarMorin.pdf
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542009000200008
https://docplayer.com.br/47603124-Universidade-federal-do-parana-beatriz-conci-cassins-um-projeto-construtivista-na-educacao-infantil-em-tempo-integral.html

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